Atividades físicas que auxiliam na prática das artes marciais

Atividades físicas que auxiliam na prática das artes marciais

É comum, entre os praticantes de artes marciais, a realização outras atividades físicas que complementam as práticas de treino. Muitas vezes, são atividades que desenvolvem o condicionamento físico, auxiliam na perda de peso ou ganho de massa muscular.

A maioria dos praticantes de artes marciais não são profissionais, e busca na prática uma forma de melhorar a saúde ou simplesmente por gostar da modalidade. Dessa forma, é necessário identificar e adequar, não somente o treino, mas também outra atividade física que traga benefícios juntamente com o benefícios das artes marciais.

Confira outras atividades físicas que são aliadas às práticas de artes marciais e ajudam o corpo a adquirir energia.

Corrida

A corrida é um exercício aeróbico, que aumenta a frequência cardíaca durante a atividade exercida. Assim, todo o sistema cardiovascular se exercita.

O efeito da corrida é a queima de calorias e o aumento do ritmo do corpo, esse efeito contribui para o controle do peso, da mesma forma que correr também fortalece os músculos, principalmente na parte inferior do corpo. Dessa forma, quanto mais preparado o seu corpo estiver, mais resistência você adquira e assim sua capacidade para transformar gordura em energia será melhor. Assim, você consegue estar em forma e com o corpo tonificado, facilitando a realização de outras atividades físicas como a prática de Artes Marciais.

No geral praticar corridas de 30 min a 40 min são suficientes para preparar o seu corpo, aumentar o tempo e intensidade nessa atividade complementar pode fazer com que ocorra a perda de massa muscular e desgaste das articulações. O uso de calçados adequados e, se possível, uma orientação profissional vai garantir a execução correta dos movimentos e evitar lesões.

Yoga

A Yoga é uma prática que traz inúmeros benefícios que auxiliam nas práticas das artes marciais. Além de estimular a mente pela prática meditativa e propiciar um maior controle do fluxo respiratório, ela trabalha no alongamento dos membros, refletindo no aumento da flexibilidade e da extensão dos movimentos durante as lutas.

Por esses fatores, ela é a combinação perfeita para quem deseja concentração entre o corpo e a mente, sendo também uma atividade muito relaxante. Além de contribuir para o controle da pressão arterial, corrigir a postura, aumentar a disposição e fortalecer tendões e articulações.

Natação

A natação auxilia no emagrecimento e é um dos esportes que mais gera benefícios para a saúde de seus praticantes.

É uma atividade física indicada para quem sofre com problemas respiratórios e que fortalece o corpo. Por conter inúmeras vantagens, que não são apenas físicas, a natação é indicada para quem também pratica artes marciais, pois não traz impacto para as articulações, auxilia no desenvolvimento motor, melhora a postura corporal, fortalece a musculatura, aumenta a capacidade respiratória, entre outros.

Praticar artes marciais de forma combinada a outras atividades, traz inúmeros benefícios para a saúde, melhorando o seu desempenho como atleta e lutador, com melhorias para a respiração, fortalecimento dos músculos e aumento da resistência corporal para as lutas.

É válido lembrar sempre que toda e qualquer atividade física, mesmo que complementar, deve ser feita com o auxílio e acompanhamento de um profissional.

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