6 motivos para praticar o Karatê

6 motivos para praticar o Karatê

Independente de qual for a modalidade da sua escolha, seja judô, muay thai ou karatê, lutas e artes marciais são sempre uma boa escolha para quem quer encontrar uma nova atividade que beneficie sua saúde física e mental!

As artes marciais são, em resumo, um conjunto de práticas e técnicas de luta pensadas com os objetivos principais de defesa pessoal e ataque nas situações de perigo. Mas além de preparar o físico, também foca no desenvolvimento espiritual, mental e moral das pessoas. Cada uma das especialidades, nas artes marciais, tem suas individualidades, isso varia de acordo com o país de origem e também a filosofia seguida pelos praticantes.

E, apesar de parecerem atividades de contato físico ríspido e insensível, quando executadas nas academias ou centro de artes marciais, com o acompanhamento de um profissional que possua bastante conhecimento das áreas técnicas, cada aluno poderá absorver o melhor das lutas e artes marciais praticadas de acordo com seus limites e objetivos.

Mas quais são os benefícios para quem pratica karatê? A filosofia dessa arte marcial é voltada para o desenvolvimento pessoal e para o cultivo de uma vida saudável, logo quem pratica sai ganhando. Não é apenas sobre usar violência, mas também sobre busca de equilíbrio e autoconhecimento. Conheça alguns dos benefícios do karatê:

Educa seu corpo...

Praticar ações repetitivas do dia-a-dia como caminhar, dormir, sentar e escovar os dente, criam vícios de postura no corpo. Deslocar-se ou movimentar-se casualmente não são atividades físicas que, eventualmente, causam mudanças saudáveis no corpo humano. Com os movimentos do Karatê, podemos contar com a melhoria das dores causadas por movimentos recorrentes, uma vez que são processos amplos, cuja repetição enrijece os músculos.

E beneficia a saúde mental

O corpo humano possui um ciclo fisiológico regular, desde o nascimento até o fim da sua vida. Praticando o karatê, você pode ajudar seu corpo a ter uma qualidade de vida melhor.

Para evitar a perda de neurônios e a ação do estresse oxidativo, o maior vilão no processo de envelhecimento celular e responsável pelo processo da morte de DNA das células, o que dá origem a diversas doenças, os especialistas recomendam atividade física constantes, na quais são exigidas concentração.

O karatê proporciona um nível de concentração aceito e ideal para contrabalançar aspectos negativos. Tanto no treinamento de KUMITE (luta), como de KATA (técnicas para proporcionar o aprendizado mais aprofundado da arte), o cérebro deve estar seriamente concentrado na atividade, caso contrário não poderá ser executada. Com o aperfeiçoamento no tempo de prática, desenvolvem-se mecanismos de concentração complexos, desfrutando ainda mais da redução do estresse e envelhecimento. Outro processo positivo e recorrente é o ganho de massa muscular. Com o aumento no nível de concentração e aumento na complexidade dos treinos é notável o ganho de neurônios e aumento da massa muscular.

Ajuda na defesa pessoal

Quando o Karatê foi criado, existia perigo iminente, (para isso basta ler trechos de livros que retratam o Japão feudal e a própria história das Ilhas Okinawa). Hoje em dia, ainda existem perigos, porém as maiores novidades são as leis, a segurança pública e a modernidade dos sistemas de segurança que temos.

É fácil questionar que, diante de uma arma, as técnicas de Karatê não seriam nada eficientes, mas está enganado quem duvida da sua utilidade. Não reagir e saber reconhecer e fugir das situações de perigo também fazem parte das técnicas de defesa pessoal. A reação em casos de abordagens violentas nunca são recomendáveis, mas você deve ter bom senso o suficiente para saber quando a reação é inevitável e viável. A prática do Karatê proporciona este discernimento.

Auxilia no controle emocional

As emoções têm papel fundamental em nossas vidas, elas definem a maneira como reagimos diante das diversas ocasiões do cotidiano.
Há emoções positivas como alegria, amor, otimismo e as emoções negativas como raiva, tristeza e ódio.

O karatê vai ajudar você a lidar com suas emoções. O ambiente do DOJO (local de treino) é de descontração, visto que as técnicas do Karatê não podem ser cometidas quando há alguma tensão no corpo. Durante o aquecimento, alguns alongamentos são feitos de maneira adequada, justamente para acabar com as tensões que a pessoa traz. À medida que o treinamento acontece, o praticante deve estar calmo para executar as técnicas eficientemente e com concentração.

Abre o leque de relacionamentos

O ambiente do DOJO é de respeito mútuo entre praticantes e mestre. Respeitar a si e aos outros membros é a chave para os relacionamentos darem certo. Durante o treinamento de luta, você precisará da ajuda de seu colega para evoluir nas técnicas, assim como ele irá precisar de você; além do mais, você precisa de diferentes relacionamentos para crescer como ser humano.

Ainda assim, somos diferentes e temos humores diferentes, então nem sempre você vai encontrar a ajuda necessária, uma vez que o mundo competitivo costuma nos isolar uns dos outros. No DOJO é criado um micro-mundo ou um laboratório de relacionamento, onde são desenvolvidas estratégias de negociação para otimizar nossas capacidades e aplicá-las também na sociedade em que vivemos.

Foco nos seus objetivos

Não existe um jeito fácil de aprender Karate. Cada treino é mais um passo a passo e as técnicas são dominadas pela repetição e pela concentração durante os treinos. Mas cada evolução, cada nova técnica aprendida, cada desafio superado através do esforço traz o sentimento de satisfação, de querer ir mais longe. Praticar karatê é sempre querer cultivar o foco adquirido que assim te ajudará a vencer na vida.

Assim como outras atividades que envolvem as artes marciais, o karatê traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Com o acompanhamento correto você pode exercer essa técnica que foca no respeito ao próximo, equilíbrio emocional e agrega valores morais a vida do praticante.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Newsletter

Contato

75 3625-8496

vendas@naika.com.br

Av. Maria Quiteria, N. 1411 C, Terreo B, Ponto Central - Feira de Santana - BA - 44.075-445

Redes Sociais