Diferença entre Muay Thai e Kickboxing

Diferença entre Muay Thai e Kickboxing

Quando falamos de muay thai e kickboxing,é difícil notar diferença entre as duas artes marciais, já que são lutas , caracterizada pelo agressivo número de chutes durante o combate.

Entretanto, por mais que possuam semelhanças, existe inúmeras diferenças entre as lutas. Se você procura a que mais se identifica e que traga benefícios, confira a diferença entre as modalidades.

História

O Kickboxing, teve sua origem no Japão, ao contrário do que pensam muitos. Já o Muay Thai, tem origem na Tailândia.

O Kickboxing nasceu entre as décadas de 50 e 60, quando alguns lutadores se juntavam para promover lutas em tatames e ringues. Desses encontros, que contaram com a participação de profissionais de boxe e karatê, nasceu o kickboxing japonês, através da ideia conjunta de todos que estavam ali. O Kickboxing começou a ser promovido por Noguchi, um lutador de boxe que havia visitado a Tailândia e se interessado pelo Muay Thai.

O kickboxing é uma luta, que tem como objetivo,elevar o nível de golpes e estratégias dos praticantes, para que assim eles utilizem seus melhores golpes. A grande confusão em identificar o Kickboxing e Muay Thai, é que nas duas técnicas utilizam-se os cotovelos e joelhos.

Porém as duas modalidades diferenciam-se, principalmente nas regras.

Por outro lado, o Muay Thai, também conhecido como Thai Boxe, é considerado uma luta milenar. Apesar de controversa, a sua origem na Tailândia, o Muay Thai possui uma história bastante rica, desde seu nascimentos até a popularização da luta, no período das grandes guerras, pois os soldados precisavam de lutas com movimentos rápidos e letais para se proteger.

O Muay Thai se aperfeiçoou ao longo da história. No começo da prática, eram usadas armas para que seus praticantes pudessem se defender, mas como o número de pessoas com ferimentos graves cresceu, optaram por aperfeiçoar a técnica e não usar armas. No início era confundido com o Kung Fu Chinês, mas a luta passou a usar golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos e imobilizações para segurar o oponente. Com o tempo, foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.

Diferença entre as lutas

Mesmo com a constante comparação, a diferença da luta entre o Kickboxing e o Muay Thai são grande e perceptíveis.

Por exemplo, no Kickboxing golpes com o cotovelos não são permitidos, nem quedas com captura de pernas, para aplicar uma queda no adversário precisa-se usar o Ashi Barai, golpe conhecido como rasteira ou passa pé.

A postura é mais fechada, visando manter a defesa constante, pois a parte do boxe é bem trabalhada, tendo como objetivo o nocaute do oponente, utilizando bastante a movimentação de pernas com diversos socos e chutes. Com várias modalidades, o kickboxing subdivide a arte marcial em categorias. Algumas podendo ser disputadas no tatame e com a contabilidade de pontos, para determinar o ganhador, outros, com disputadas no ringue, buscando o nocaute.

No Kickboxing existe uma modalidade conhecida e que gera confusão com o Muay Thai, o chamado K-1 RULES. Nessa modalidade o atleta pode fazer uso do clinch e do joelho. A diferença é que na categoria K-1 Rules não é permitida mais de uma joelhada. Após ser executada os lutadores são separados, e aquele que executou o golpe não pode repetir a ação.

Já no Muay Thai, cotoveladas e joelhadas não são limitadas e os atletas podem aplicar quedas. As lutas são sempre realizadas no ringue e buscam sempre que um oponente aplique o nocaute sobre o outro.Os lutadores se postam com o corpo mais ereto e mãos fixadas na altura da testa. Não possui uma movimentação dinâmica, já que o foco é sempre em golpes traumáticos.

Regras básicas entre Muay Thai e Kickboxing

As duas lutas são praticadas em pé e é proibido que o combate seja continuado no chão ou agarrar o adversário, imobilizando-o para que não possa desferir golpes.

Em ambas as lutas, existem regras básicas que envolvem as práticas esportivas. No Kickboxing a luta envolve diversos aspectos, podendo ser considerada teatral.

Algumas práticas esportivas aplicadas, que são elas:

Full Contact (contato completo): onde é permitido que os lutadores apliquem socos e chutes acima da cintura

Low Kick (chute baixo): todos os golpes são permitidos, até mesmo nas partes internas e externas da coxa.

O Muay Thai, permite que todas as regiões sejam liberadas, apenas para golpes normais. Com exceção das áreas letais e pode ter uma pontuação variada, de acordo com o critério usado por cada federação.

Assim como o Judô e o Karatê, o Kickboxing e o Muay Thai são prática esportivas, ótimas para a saúde por estimular o sistema cardiovascular e a musculatura.

A prática das artes marciais se popularizou pela grande procura, pois além de obter um grande desempenho físico, seus praticantes, adquirem disciplina e foco.

Para quem busca mais potência e força o Muay Thai é o mais indicado. Já o Kickboxing garante a sensação de luta, com uma maior segurança durante os treinos.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Newsletter

Contato

75 3625-8496

vendas@naika.com.br

Av. Maria Quiteria, N. 1411 C, Terreo B, Ponto Central - Feira de Santana - BA - 44.075-445

Redes Sociais