Alimentação para lutadores: dicas para ser mais saudável

Alimentação para lutadores: dicas para ser mais saudável

Para os praticantes de luta uma boa alimentação é essencial para melhorar o desempenho do lutador. Lutas como taekwondo, jiu-jitsu, karatê, judô e muay thai e outras, uma boa nutrição ajuda com a performance, além de auxiliar a recuperação fisiológica e muscular.

É normal que todos os lutadores, em geral, se preocupem com o peso, já que ele define categoria será escolhida para o lutador competir. Para que esse controle de peso corporal seja feito, é fundamental que seja feito um planejamento alimentar com uma alimentação que contenha todos os nutrientes necessários e que resultem em uma boa performance do lutador.

Confira dicas de alimentação saudáveis para os praticantes de lutas.

Insira os carboidratos

Carboidratos são a principal fonte de energia do corpo humano, é indicado que seu consumo seja feito nas refeições pré-treino, pois ajuda na performance e garante ao lutador maior desempenho. No entanto, os carboidratos também são indispensáveis após a prática de exercícios, pois ajudam a evitar o catabolismo muscular, que pode ocorrer frequentemente. O catabolismo é quando o organismo alimenta as células com as suas próprias reservas de energia, assim, se o atleta não ingerir carboidratos, ele pode acabar perdendo massa muscular magra.

Dê preferência aos carboidratos complexos, que têm baixo índice glicêmico e são absorvidos pelo corpo mais lentamente. Por isso, ajudam a evitar o acúmulo de açúcares nas células. Alguns deles são: arroz, pães e massas integrais, batata-doce, lentilha, e fibras em geral, como a aveia.

Legumes e verduras na alimentação

Para que seu corpo absorva melhor as proteínas ingeridas, é importante incluir frutas e verduras nas refeições. Elas ajudam nesse processo e também auxiliam na regulação das funções intestinais.

O ideal é montar um prato com uma proteína, saladas e um exemplar de carboidrato complexo. Outra opção é consumir um sanduíche de pão integral (carboidrato complexo), com uma ou duas fontes de proteína e variedade de saladas.

4 alimentos fundamentais

Todo lutador deve ter em casa alimentos saudáveis e que contêm os nutrientes necessários para que seja feito um bom desempenho. Confira que alimentos são:

  • Ovos: Por conter um alto teor de proteína, e aminoácidos em grande quantidade, os ovos são fundamentais na alimentação do lutador. A proteína do ovo pode ser absorvida com facilidade pelo organismo, sendo utilizada de uma maneira mais eficiente pelas células.
  • Nozes: As nozes são ricas em gorduras boas, possuem proteínas, carboidratos e sais minerais, que são essenciais para o corpo e a alimentação de qualquer atleta ou praticante de luta. Fazem bem para o coração e também são uma ótima opção de lanche e recomendadas como lanches entre as refeições.
  • Abacate: Por ser rico em gorduras saudáveis, o abacate ajuda a controlar os níveis de colesterol do corpo. Além disso, pode ser ingerido na salada, com o pão integral, ingerido com outras frutas etc..
  • Aveia: Rica em carboidratos complexos, a aveia se torna uma ótima fonte de fibras e de energia.

Mantenha-se hidratado

Para uma melhor performance, é importante que o lutador mantenha seu corpo hidratado, assim os resultados das lutas, aliados também à alimentação, podem ter resultados mais satisfatórios. A água ajuda a repor todas as energias que foram gastas durantes o treino, elimina as toxinas presentes no corpo e acelera o metabolismo.

O ideal é que seja ingerido, no mínimo, dois litros de água por dia. Durante a prática, é recomendado que você beba pequenas quantidades de água para não se sentir pesado . Além da água, o chá verde e sucos naturais ajudam na hidratação do corpo.

Consuma gordura boa

Conhecidas como gorduras insaturadas, elas possuem a função de ajudar no desempenho dos treinos, mas apenas quando são consumidas moderadamente. O nutriente presente nas gorduras insaturadas estimula a liberação da testosterona, facilitando e melhorando o desempenho durante os exercícios.

Podemos encontrar essa gordura em diversos alimentos, como o abacate, as nozes e peixes. É fundamental que seja evitado frituras e comidas enlatadas, além da gorduras presentes nas carnes. Tirar refrigerantes e açúcares do cardápio ajuda na performance durante os exercícios e gera resultados como a perda de peso e ganho de músculos.

A alimentação para lutadores não precisa ser restrita, dependendo do intuito e do resultado que o praticante busca, apenas seguir um planejamento adequado é o correto. Nunca esquecendo que uma alimentação deve ser balanceada e saudável além de uma fonte de nutrientes e de energia para quem pratica lutas e exercícios físicos. É importante se atentar a procurar um acompanhamento profissional, assim você não compromete sua saúde e faz tudo da maneira correta!

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